O Fogão Foguete (Rocket Stove) é um Fogão de Alta Eficiência apelidado assim por produzir um som que lembra um foguete.
O seu longo encanamento de saída, após estar aquecido, faz com que o ar suba velozmente e sugue uma maior quantidade de ar na entrada. Este aumentando do fluxo gera maior oxigenação da fogueira provocando uma queima mais intensa e atingindo temperaturas bem mais altas podendo superar os 800º. Já a partir de 540° a fumaça também entra em combustão e por estar dentro do turbilhão de chamas que ocorre no interior do tubo-chaminé, a combustão se torna mais completa, limpa e quase sem fumaça.
Primordios
Fogão Dakota
A Fogão Dakota: economiza madeira, concentra o calor, atinge altas temperaturas, faz pouca fumaça, pode ser apagado rapidamente e cozinha com eficiência.
Construa fácil:
Modelos de alto rendimento:
Princípios de design do fogão foguete (rocket stove)
fonte: http://www.setelombas.com.br/2014/04/10-principios-de-design-de-fogao-a-lenha/
Adaptados também para qualquer modelo de fogão a lenha
Essa é uma tradução dos princípios identificados e desenvolvidos por Larry Winiarski do Centro de Pesquisas Aprovecho.
Identifiquei cada princípio com um nome para facilitar as referencias e fiz algumas considerações ao final de cada princípio (em itálico).
O desenho ao lado é o esquema em corte de um típico fogão foguete (rocket stove) e suas medidas relativas. Para quem não conhece, note que ele não tem chapa e apenas uma boca para cozimento em uma panela por vez. Mas o importante é a tecnologia de construção simples da sua câmara de combustão vertical, que pode ser usada em qualquer fogão a lenha eficiente e sem fumaça. Ao final dessa postagem tem uma relação de algumas experiencias e projetos com essa câmara.
- Isolamento do fogo. Isole ao redor do fogo, utilizando materiais leves e resistentes ao calor. Materiais pesados como argila e refratários são resistentes porque conduzem bem o calor, e por isso mesmo não são isolantes. Materiais isolantes são leves principalmente porque são porosos (bolhas de ar). Pedra-pomes e vermiculite são exemplos de isolantes naturais.Os materiais isolantes são muito frágeis e não resistem à choques mecânicos. Em função disso é melhor construir a câmara com tijolos refratários e colocar isolantes ao redor dela.
Uma maneira econômica e prática de isolar a câmara é encher de cinza de madeira nos espaços entre a parede de refratário da câmara e a parede externa do fogão. - Chaminé. Coloque uma chaminé curta e isolada logo acima do fogo para queimar a fumaça e dar velocidade ao fluxo dos gases.Nos fogões com chapa e bocas com redução dá pra usar esses dispositivos também para aquecer a panela mais rapidamente. As chaminés grandes, que levam os gases quentes pra rua, tem a mesma função de dar velocidade ao fluxo de ar.
- Queima da Lenha. A entrada da lenha deve ser feita de modo que apenas a ponta da lenha entre na câmara para a queima. Quando a madeira aquece ela começa a liberar fumaça.Os fogões que possuem uma portinhola na fornalha para que a lenha fique toda dentro da câmara de combustão precisam ser muito mais eficientes para que a fumaça seja toda queimada e não escape.
- Aquecimento. Ajuste a quantidade de gás e fogo de acordo com a necessidade de cozinhar (a madeira recebe calor e libera gás. O gás pega fogo e produz calor). Terá mais ou menos calor dependendo da quantidade de lenha colocada no fogo.Num fogão a lenha bem projetado esse deveria ser o único controle. Não precisaria de controles de entrada ou saída de ar. E um fogão sem forno ou com forno acima do nível da chapa dispensa inclusive o desviador de fluxo de ar (bypass).
- Fluxo de Ar. Mantenha uma boa e rápida corrente de ar por meio da queima de combustível. Uma corrente de ar adequada irá ajudar a manter altas temperaturas em seu fogão. Como se ficasse soprando a brasa para torná-la mais quente. Um fogo quente é um fogo limpo.
- Balanço do Fluxo. Pouca corrente de ar puxada para o fogo irá resultar em excesso de fumaça e carvão. Mas o excesso de ar apenas esfria o fogo e não é útil. Aberturas menores de acesso ao fogo ajudam a reduzir o excesso de ar. Melhorar a transferência de calor para a panela ou chapa é o fator mais importante que irá reduzir o consumo de combustível em um fogão de cozinha. Melhorar a eficiência de combustão reduz a poluição, mas é menos importante que tentar economizar lenha.
- Área Transversal. Mantenha do mesmo tamanho a entrada da fornalha, os espaços ao redor do forno por onde flui o ar quente e a chaminé. Isso é feito para manter a área transversal constante e ajudar a manter um bom fluxo de ar em todo o fogão. Uma boa corrente de ar não só mantém o fogo quente mas também é essencial para que o calor criado pelo fogo possa ser efetivamente transferido para a panela. Mas o ar não carrega muito bem a energia do calor, por isso uma parte dela precisa ir pelos materiais do fogão, a fim de realizar a tarefa de aquecer a comida ou água.
O tamanho das aberturas é maior em fogões mais potentes que queimam mais madeira e fazem mais calor. Mas como regra geral, uma abertura quadrada para o fogo de 12 x 12 cm, com uma chaminé e túneis no fogão do mesmo tamanho, irá resultar num fogo adequado pra cozinhar pra uma família. Fogões comerciais precisam de aberturas, túneis e chaminés maiores porque fornalhas maiores exigem mais ar. - Grelha. Use uma grelha sob o fogo. Não coloque a lenha no chão da câmara de combustão. O ar precisa passar sob a lenha, através do braseiro e chegar ao fogo. Um suporte (tipo uma prateleira) na abertura do fogão levanta a lenha para que o ar possa passar por debaixo deles. Ao queimar a lenha, é melhor tê-los juntos e espalhados na grelha, com um espaço de ar entre cada madeira. A lenha ardente mantem o fogo quente, cada chama reforçando a outra para queimar de forma mais completa. O ar que passa por cima da lenha não é tão útil, porque é mais frio e esfria o fogo. Um fogo quente é limpo, mas quando frio pode ser muito sujo.
- Isolamento dos Canais. Isole o caminho do fluxo de calor. Cozinheiros tendem a gostar de fogão que ferve a água rapidamente. Isso pode ser especialmente importante no período da manhã, quando os membros da família precisam começar a trabalhar. Se o calor passa para dentro do corpo do forno, a panela ferve menos rapidamente. Por que aquecer cinquenta ou cem quilos de fogão todas as manhãs quando o resultado desejado é para aquecer um quilo de alimento ou um litro de água? Usando materiais isolantes no fogão mantém os gases de combustão quentes, de modo que eles podem mais eficazmente aquecer a panela ou a chapa de ferro. Isolantes são porosos e muito leves. A argila, areia e outros materiais densos não são isolantes. Materiais densos absorvem calor e retira do cozimento dos alimentos.No caso dos fogões com forno abaixo do nível da chapa, há um bypass que tem a função de desviar o fluxo de ar diretamente para a chaminé, nos primeiros 10 minutos de uso, para aquecer todo o ar no interior do fogão e impedir que a fumaça volte quando encontrar a massa de ar frio que fica embaixo do forno. Como o ar frio não sobe acaba impedindo o fluxo de ar. Mas outro uso do bypass está relacionado a esse princípio, deixando aberto como na posição de partida, não desperdiça energia aquecendo todo o fogão e o forno quando não usado.
- Canais. Maximizar a transferência de calor para a panela com canais de tamanho adequado. Para aumentar a transferência de calor use pequenos canais rentes à chapa (ou panela). Os gases de combustão quentes do fogo são forçados através destes canais estreitos a passar raspando a chapa (ou panela). Se o canal é muito largo, a maior parte dos gases de combustão quentes ficarão no centro do canal e não transferirão o seu calor para a superfície de cozimento. Se os canais são muito estreitos, o fluxo de ar diminui, fazendo com que o fogo fique mais frio, gerando fumaça e menos calor para a panela.
Ao projetar um fogão, é possível diminuir o canal ao lado da panela ou abaixo da chapa até que o fogo se torne “preguiçoso”. E, por “tentativa e erro”, ir aumentando o canal pouco a pouco até que o fogo fique quente e vigoroso.
Os dois fatores mais importantes para a obtenção de grandes quantidades de calor em uma panela ou chapa são:
1) manter os gases de combustão que tocam a panela ou chapa o mais quente possível;
2) forçar os gases quentes para que raspem a superfície desejada, rapidamente e não lentamente. O ar não segura muito calor. Gases de combustão mais rápidos e quentes, raspando contra a panela ou chapa irá transferir muito mais calor do que um ar lento e frio.
O tamanho do canal pode ser estimado, mantendo constante a área da secção transversal ao longo do forno. Ao utilizar uma chaminé externa que proporciona uma maior sucção do ar, as aberturas de canal podem ser menores.
Ideias legais:
Por gentileza, gostaria que você excluísse do seu blog o meu texto sobre os princípios do rocket juntamente com meu desenho (do site www.setelombas.com.br). Grato pela compreensão.
ResponderExcluirConhecimento deve ser visto como bem popular... o errado está, não na divulgação do assunto, mas na falta de créditos ao autor. Mas há referência ao seu site, assim, que fique.. não vi prejuízos a ninguém... somente interesse pessoal pelo seu comentário... além do que essa questão não é privativa, mas de estudo de muitos...
ExcluirMuito bom,informações preciosas,seja quem for o autor...parabens.
ResponderExcluirComo contribuição,os 10 príncipios do Fogão Foguete ( Rocket Stove) são creditados ao Dr. Larry Winiarski, dos EUA. Fartamente divulgado na Internetua como na ONG PROVECHO e universidades como de Berkeley. Foi uma referência importante na mnha tese de doutorado.
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