segunda-feira, 22 de junho de 2015

RELAÇÃO ENTRE BARCO X ÂNCORA X CABO ; ÂNCORAS, ANCORAGEM E FUNDEIO

RELAÇÃO ENTRE BARCO X ÂNCORA X CABO ; ÂNCORAS, ANCORAGEM E FUNDEIO


fonte: http://catamaransamej2.blogspot.com.br/2014/06/relacao-entre-barco-x-ancora-x-cabo.html

Para ampliar seu conhecimento eu recomendo: https://hotm.art/isfRfXJ


*DICAS SOBRE "SISTEMA DE FUNDEIO" E DETALHES ENVOLVIDOS:




-AS 9 REGRAS DA BOA ANCORAGEM:
1) BOA ÂNCORA (PARA AQUELE FUNDO)
2) TAMANHO DA ÂNCORA
3) QUANTIDADE DE AMARRA (FILAME) SOLTO
4) TEMPO E CORRENTEZA
5) RAIO DE GIRO (PERIGOS E VIZINHOS)
6) TIPO DO FUNDO
7) MARÉ
8) FISCALIZAR
9) PLANEJAMENTO

-A ANCORAGEM É IMPORTANTÍSSIMA. NA VERDADE SEU BARCO PASSA MAIS TEMPO ANCORADO DO QUE NAVEGANDO.
-SE VC NÃO SOUBER ANCORAR SEU BARCO, VAI DANIFICAR OU AFUNDÁ-LO, BEM COMO PODE FERIR OU MATAR PESSOAS, ALÉM DE GRAVES PREJUÍZOS FINANCEIROS (JÁ IMAGINOU O SEU VELEIRO CAUSANDO UM ROMBO NUM MEGA-IATE DE LUXO?).
-JÁ OUVI VÁRIAS HISTÓRIAS DE DONOS QUE FORAM DE BOTE COM A FAMÍLIA P/ O RESTAURANTE E DEIXARAM O VELEIRO ANCORADO E QUANDO VOLTARAM: -"CADÊ O BARCO?". TINHA "GARRADO", FERRO DERRAPANDO DO FUNDO E O BARCO SIDO LEVADO EMBORA PARA SE ESTOURAR NA ARREBENTAÇÃO OU NAS PEDRAS.
-JÁ OUVI HISTÓRIAS DE GENTE PERDENDO O FERRO (ÂNCORA É MUITO CARA. TEM ÂNCORA DE BARCO DE 30 PÉS DE MAIS DE MIL REAIS) POR TER FUNDEADO EM LOCAL DE PEDRAS, SEM BÓIA DE ARINQUE.
-JÁ OUVI OUTRAS DE BARCOS SE SOLTANDO (GARRANDO) E INDO DANIFICAR UNS AOS OUTROS, COLIDINDO.
-JÁ OUVI HISTÓRIAS DE FUNDEIO EM CANAL DE RIO QUE INVERTE FLUXO DA CORRENTEZA PELA MARÉ, FAZENDO COM QUE O FERRO DESUNHE E DESGARRE, COM O BARCO IR ENCALHAR NOS CORAIS OU NO MANGUEZAL.
-TUDO POR NÃO SABER CALCULAR O RAIO DE GIRO, QUANTO DE FILAME DAR NA AMARRA, QUE TAMANHO DE ÂNCORA, QUE DIÂMETRO DE CABO DA AMARRA, QUANTO DE CORRENTE TER, QUE TIPO DE ÂNCORA É MELHOR.

-ESTUDAR, ANCORAR, COMO TUDO NA VIDA, QUANTO MAIS FAZ A GENTE FICA MELHOR.
O CÉREBRO É INFINITO.
MAIS CONHECIMENTO NOS TORNA MAIS SEGUROS E TRANQUILOS, EVITA BESTEIRAS FUTURAS, PREVINE ERROS.
É O MELHOR CAMINHO DE APRENDER, COM OS ERROS DOS OUTROS.
(EMBORA TEM ALGUMAS COISAS QUE A GENTE SÓ APRENDE COM A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA)

1) BOA ÂNCORA (PARA AQUELE FUNDO)

-COMO COMEÇARAM AS ÂNCORAS?
-NO INÍCIO SE USAVA UMA PEDRA AMARRADA À UMA CORDA.

-DEPOIS SE APERFEIÇOOU COM UMA PEDRA NO MEIO, PRESA EM PEDAÇOS DE MADEIRA DE MODO A COMPOR GANCHOS, A FAMOSA "FATEICHA", AINDA USADA EM ALGUMAS PRAIAS DO NORDESTE E DA PARAÍBA.

-COM O TEMPO SE INVENTOU A "ÂNCORA", UM TIPO DE GANCHO, COM PATAS FEITAS PARA SE ENTERRAREM NA AREIA, ENQUANTO UM CABO (CHAMADO DE AMARRA) CONECTA ELA AO BARCO.
-DEPOIS ESTAS ÂNCORAS EVOLUÍRAM PARA ALMIRANTADO, USADA POR MAIS DE 2 MIL ANOS.
-DEPOIS, NO SÉCULO 20, VIERAM AS ÂNCORAS QUE A SUPERARAM:

BRUCE:

















-ESTA ÂNCORA CHAMADA DE BRUCE, NÃO MAIS É FABRICADA HÁ MUITOS ANOS. EM TODOS OS TESTES COMPARATIVOS DE ÂNCORAS AS BRUCE SÃO AS PIORES, PRINCIPALMENTE EM COMPARAÇÃO COM AS MAIS MODERNAS.
-O INCRÍVEL É QUE É UMA DAS MAIS USADAS NO BRASIL.
-TALVEZ UM DOS MOTIVOS DE AINDA SER USADA TANTO NO BRASIL É PORQUE NA MAIORIA DOS FUNDOS NO BRASIL É AREIA (O QUE A BRUCE AINDA TEM RAZOÁVEL RESULTADO).
-ALÉM DISSO É A ÂNCORA MAIS COMUM DE SER ENTREGUE COM OS BARCOS NOVOS PELOS ESTALEIROS BRASILEIROS, MOTIVADO PELO FATO DELA SE ADAPTAR MUITO BEM AO SISTEMA DE LANÇAMENTO FIXO DA PROA (OU SEJA, FACILITA A VIDA DOS ESTALEIROS NO BRASIL.)
-OUTRO PROBLEMA É QUE, COMO NÃO É MAIS FABRICADA, AS ÂNCORAS BRUCE (EXCETO AS FEITAS POR UM BOM FERREIRO ARTESÃO), EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO CÓPIAS MAU-FEITAS CHINESAS, COM PÉSSIMA LIGA DE METAL, QUE OXIDA, QUE DEFORMA, ETC.
OBS: A ÂNCORA BRUCE NÃO É MAIS USADA PELA FÁBRICA BRUCE, UMA FÁBRICA DE ÂNCORAS DE PLATAFORMA DE PETRÓLEO. ATÉ O MODELO JÁ MUDOU. AS ATUALMENTE USADAS SÃO BEM DIFERENTES:


DANFORTH (TAMBÉM CONHECIDA COMO FORTRESS):
-AO SER LANÇADA COM CUIDADO, ELA "NADA" PARA FRENTE DEBAIXO DA ÁGUA COMO UMA ARRAIA, POUCA NO FUNDO E AO SER TRACIONADA EM FUNDOS DE BOA E FÁCIL TENÇA (AREIA OU LAMA MOLE) COSTUMA SER BOA.
-PORÉM EM FUNDOS DE AREIA DURA, LAMA MAIS DURA, CASCALHO OU ALGAS, NÃO COSTUMA SER BOA NÃO.
-DEFEITOS, SE A FORTRESS (DANFORTH) GIRAR (O QUE OCORRE AO MUDAR A DIREÇÃO DA CORRENTEZA DE MARÉ), FICA MUITO DIFÍCIL DE PEGAR DE NOVO.

"ARADO": O NOME CQR VEM DO SEU FABRICANTE (LEWMAR).

BOA PARA FUNDOS DE LAMA (COMO QUALQUER ÂNCORA É). DEBAIXO DA SUA PATA (JUNTO À PONTA) DEVERIA TER CHUMBO (TEM NA ORIGINAL) PARA AUMENTAR O PESO NESSA PARTE E FACILITAR, MELHORAR SEU PODER DE UNHAR. PODENDO INCLUSIVE, SER DIFÍCIL DE TIRAR DA LAMA, EXCETO SE TIVER USADO BÓIA DE ARINQUE.
PELO FORMATO É DIFÍCIL DE GUARDAR, É MUITO MAIS PESADA QUE UMA DANFORTH (PARA O MESMO TAMANHO DE EMBARCAÇÃO). NÃO UNHA BEM EM ALGAS OU AREIA DURA.
-A CQR É PATENTE DA LEWMA. A CQR ORIGINAL TEM UM PINO REMOVÍVEL NA JUNÇÃO FLEXÍVEL, ONDE A PÁ DO "ARADO" É PRESA À HASTE.
-NO BRASIL O QUE SE ACHA SÃO CÓPIAS RÍGIDAS DA CQR, QUE 99% COSTUMAM SER MUITO RUINS E PIORES QUE A CQR ORIGINAL.
-RUIM PARA LAMA MOLE. -PRECISA SER MUITO PESADA (OU TER UM POUCO DE CHUMBO ABAIXO DAS PÁS DE AÇO) PARA SER MAIS EFICIENTE.
-MESMO SE GIRAR, CONTINUA TENDO BOA PEGA.


-TODAS ESTAS ÂNCORAS ANTERIORMENTE CITADAS (BRUCE, CQR, DANFORTH) POSSUEM PIORES RESULTADOS (EM COMPARAÇÃO COM AS MAIS MODERNAS)  NOS TESTES.
-ALGUMAS DESTAS ANTIGAS (BRUCE, CQR, DANFORTH) NÃO CONSEGUEM UNHAR EM FUNDO DE ALGAS, GRAMA, AREIA DURA, ONDE FICAM DESLIZANDO.
-OBS: NÃO EXISTE ÂNCORA IDEAL. NÃO EXISTE ÂNCORA BOA PARA TODO TIPO DE FUNDO.

-SE VC TEM UMA BRUCE, NÃO PRECISA JOGAR SUA BRUCE FORA. TALVEZ AFIAR OS BORDOS PARA FACILITAR QUE ELA UNHE MELHOR E TER A MAIOR ÂNCORA QUE VC PUDER (PESO E TAMANHO AUMENTAM EM MUITO A EFICÁCIA).

-OUTRA DICA BOA É SEMPRE TER 2 ÂNCORAS DE TIPOS DIFERENTES QUE SE COMPLEMENTEM, OU SEJA, QUE SEJAM BOAS EM TIPOS DIFERENTES DE FUNDO. EM FUNDO DE ROCHA (EX: NORONHA) É MUITO COMUM PERDER ÂNCORA PRESA NA PEDRA (NA LOCA, CAVERNA) E TER QUE PAGAR UM MERGULHADOR PARA IR LÁ TENTAR SALVAR.
-ASSIM, SEGUE O DITADO SOBRE ÂNCORAS: "QUEM TEM 2 TEM UMA. QUEM TEM 1 TEM NENHUMA".

-CUIDADO QUE TEM MUITA ÂNCORA "PICARETA" NO MERCADO (IMITAÇÃO BARATA).
-O "BARATO QUE SAI CARO".
-LIGA RUIM DE METAL E VAI LOGO OXIDAR, ESTRAGAR E ENTORTAR.
 Danilo Chagas Ribeiro (www.popa.com.br)

-AS ÂNCORAS COM MELHORES RESULTADOS NOS TESTES DE FUNDEIO E MAIS MODERNAS SÃO TODAS VARIAÇÕES DA ÂNCORA DO TIPO "ARADO" (CQR):

DELTA (uma das melhores e mais usadas):


SUPREME (NEOZELANDESA, UMA DAS MELHORES):


ROCNA (TALVEZ A MELHOR DE TODAS NOS COMPARATIVOS):
-SE ADAPTA BEM AO SISTEMA DE LANÇAMENTO DE PROA E PEGA BEM EM PRATICAMENTE TODO TIPO DE FUNDEIO.
-E COMO A HASTE QUE FICA PRESA A BÓIA E O ACBO DE ARINQUE É CIRCULAR, MESMO QUE ELA FIQUE PRESA AO FUNDO DE UMA FORMA O CABO PODE GIRAR E MUDAR A FORMA DE TRAÇÃO E DESENLOCÁ-LA COM MAIOR FACILIDADE
A ÂNCORA ROCNA FOI DESENVOLVIDA POR UM CRUZEIRISTA LOBO-DO-MAR, O PETER, QUE NA CULTURA NEOZELANDEZA DO "FAÇA VOCÊ MESMO", DEPOIS DE ANOS E ANOS VELEJANDO E USANDO VÁRIOS MODELOS, CRIOU UMA ROCNA DE 50 KG (PARA SEGURAR SEU VELEIRO DE ALUMÍNIO DE 50 PÉS DE 27 TONELADAS).
-O IMPRESSIONANTE FOI QUE DURANTE UMA CIRCUNAVEGAÇÃO DA NOVAZELÂNDIA ELE PEGOU VENTOS DE 70 NÓS POR 10 DIAS, OUTRA DE 50 NÓS POR 2 DIAS, E ENQUANTO OUTROS BARCOS ESTAVAM DESGARRANDO E TENDO PROBLEMAS O DELE FICOU IMÓVEL - NASCIA AÍ A FAMA DA ÂNCORA ROCNA (QUA ANCORAVA IGUA; À UMA ROCHA).
-TABELA DE PÉS DO BARCO X PESO DA ROCNA:
*ATÉ 20 PÉS = 4 KG DE ROCNA
*21-26 PÉS = 6 KG DE ROCNA
*27-36 PÉS = 10 KG DE ROCNA
*37-39 "= 15KG
*40-46"= 20KG
*47-52" = 25KG
-53-63"= 33 KG


SPADE (FRANCESA):
*ESTA É UMA EXCELENTE ÂNCORA, PEGA BEM EM QUASE TODO TIPO DE FUNDEIO.


RAYA (BRASILEIRA - também muito boa):

2) TAMANHO DA ÂNCORA:

OUTRA QUESTÃO IMPORTANTE: - DE NADA ADIANTA UMA EXCELENTE ÂNCORA SE ELA É MUITO PEQUENA E LEVE EM RELAÇÃO AO BARCO E AO TEMPO QUE ELA VAI ENFRENTAR (CORRENTEZA, VENTOS, ONDAS, ETC).
-A MELHOR ÂNCORA DO MUNDO, DE ALUMÍNIO E MINÚSCULA, NÃO VAI SEGURAR UM BOTE INFLÁVEL
-MAS A PIOR ÂNCORA DO MUNDO, DE UNS 1.500 KG, VAI SEGURAR ATÉ UM TRANSATLÂNTICO
-EXAGEROS E BRINCADEIRAS À PARTE, A IDÉIA É ESSA.
-A VERDADE É POR AÍ.

*O COMPRIMENTO DO BARCO EM METROS = LOA
-NA VERDADE O COMPRIMENTO DO BARCO EM METROS PODE SER MEDIDO DE 2 FORMAS:
    OU PELO LOA (COMPRIMENTO DE FORA A FORA, MEDIDO DA PONTA DA PROA À PONTA DA POPA, AINDA QUE SEM CONTATO COM A ÁGUA)
    OU PELO LWL (COMPRIMENTO NA LINHA DE ÁGUA)
fonte: wikipédia

-COMO EM BARCOS DE ESPORTE E RECREIO, A DIFERENÇA ENTRE O LOA E O LWL NÃO É TÃO SIGNIFICANTE, PARA FINS DE PRATICIDADE, VAMOS ADOTAR O LOA.


LOA
BARCO
metros
ÂNCORA Kg
TEMPESTADE
ÂNCORA Kg
TRABALHO
5
2
2
7
5
2
8,5
7,5
5
9,8
10
5
12
15
7,5
14
20
10
17,4
30
15
22
50
20
27,5
80
30
32,3
110
50
38
150
80

3) QUANTIDADE DE AMARRA (FILAME) SOLTO

-SE VOCÊ SOLTOU POUCA AMARRA, A ÂNCORA FICA QUASE QUE DEBAIXO DO BARCO, E A AMARRA A PUXA P CIMA, ELA NÃO VAI UNHAR BEM E VAI "GARRAR"(VAI DESGARRAR E SER ARRASTADA, FAZENDO O BARCO BATER NAS PEDRAS OU EM OUTRA EMBARCAÇÃO, SER LEVADO)- exemplo abaixo:


-E O QUE SERIA UMA ÂNCORA "UNHAR" BEM? -> ISSO SÓ ACONTECE QUANDO ELA É PUXADA PELO BARCO ESTANDO A AMARRA BEM DEITADA NO FUNDO (COM O PESO DA CORRENTE + LONGA DISTÂNCIA DO BARCO À ÂNCORA, FAZENDO COM QUE A CORRENTE TRACIONE PARALELO AO FUNDO A ÂNCORA, ENTERRANDO-A MAIS E MAIS NO FUNDO, "UNHANDO" BEM) - exemplo abaixo:



-ENTÃO, A QUANTIDADE DE AMARRA SOLTA É FUNDAMENTAL.

-REGRA PRÁTICA:
*MAR CALMO, SEM VENTO FORTE, SEM CORRENTEZA FORTE: 5x PROFUNDIDADE.
*MAR AGITADO, VENTO OU CORRENTEZA MAIS FORTE: 8x PROFUNDIDADE

*RESSACA, PIRAJÁ, VENTANIA: 9X PROFUNDIDADE.

-SOBRE ISSO TEM ALGUNS ASPECTOS INTERESSANTES, UM DELES É A COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DE SEU ANCORAGEM:

O SISTEMA ÂNCORA + AMARRA MISTA (CORRENTE + CABO DE NYLON) É O MAIS ADEQUADO PARA VELEIROS E CATAMARANS DE ESPORTE E RECREIO MENORES DO QUE 50 PÉS. POSSUI A VANTAGEM DE OCUPAR POUCO VOLUME E POUCO PESO NO BARCO.

 graças ao alongamento da fibra sintética e construção do cabo. 
PARA BARCOS DE PEQUENO PORTE, PODE-SE UTILIZAR SÓ A
ÂNCORA + AMARRA DE NYLON, SEM CORRENTE, PODENDO SERVIR PARA FUNDOS ARENOSOS. AS DESVANTAGENS SÃO BASICAMENTE TRÊS:

*1) VAI SER NECESSÁRIO UM GRANDE COMPRIMENTO DE AMARRA, OCUPANDO UM GRANDE ESPAÇO NO BARCO.

*2) NYLON EXIGE DAR MAIS AMARRA E ESSE COMPRIMENTO MAIOR TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO NA HORA DE FUNDEAR (ANCORAR)

*3) SENDO SÓ DE NYLON, VAI OCORRER ATRITO IMPORTANTE EM PEDRAS OU OBJETOS CORTANTES, PONTIAGUDOS, NO FUNDO E O CABO PODE SE [ARTIR E VC PERDER A ÂNCORA.

PARA BARCOS MAIORES QUE 50 PÉS, É MAIS COMUM O USO DE SISTEMA ÂNCORA E 100% AMARRA DE CORRENTE, SEM O USO DE CABO DE NYLON. O PROBLEMA PARA EMBARCAÇÕES DE ESPORTE E RECREIO É O PESO QUE ISSO GERA.

SEGUE A TABELA EXTREMAMENTE ÚTIL PARA ESCOLHER A ÂNCORA (PESO-KG) E AMARRA PELO COMPRIMENTO DO BARCO

ENUNCIADO DA TABELA:

SOBRE O PESO DA ÂNCORA, DEPENDE DA FORÇA DO VENTO:
*TEMPESTADE = VENTOS ATÉ FORÇA 9 (ESCALA DE BEAUFORT) = DE 41 A 47 NÓS
*TRABALHO = VENTOS ATÉ FORÇA 7 = DE 28 A 33 NÓS


                    -> TABELA:
         tamanho do BARCO X peso da ÂNCORA X AMARRA (diâmetros CABO e CORRENTE e
                                                                                                            comprimento mínimo de corrente)



LOA
BARCO
metros
ÂNCORA Kg
TEMPESTADE
ÂNCORA Kg
TRABALHO
AMARRA
NYLON
mm
CORRENTE
mm
Comp mínimo da Corrente
5
2
2
10
6
2
7
5
2
10
6
5
8,5
7,5
5
10
6
7
9,8
10
5
14
8
7
12
15
7,5
16
10
7
14
20
10
16
10
7
17,4
30
15
22
13
8
22
50
20
25
16
9
27,5
80
30
32
19
10
32,3
110
50
38
22
11
38
150
80
44
25
11


4) TEMPO E CORRENTEZA
Regra Prática: (JÁ DESCRITA)
-Tempo bom =  5 x profundidade
-TEMPO RUIM =  8 X PROFUNDIDADE.

-TOMAR CUIDADO COM LUA NOVA, COM MARÉS DE SIZÍGIA, QUE COSTUMAM AUMENTAR MUITO AS ONDAS, PIORAR CORRENTEZAS, AUMENTAR AMPLITUDE DAS MARÉS E PODEM GERAR RESSACAS (EMBORA O TERMO RESSACA É MAIS USADO PARA O EFEITO DA FRENTE FRIA NO MAR).
-ASSIM, EM MARÉ DE SIZÍGIA, LUA NOVA, FRENTE FRIA, ALERTA DE ONDAS GRANDES, ALERTA DE TEMPESTADE,  CICLONE, ZONA DE BAIXA PRESSÃO, PROCURAR SE ABRIGAR MELHOR E ESCOLHER ÁREAS MAIS PROTEGIDAS DE FUNDEIO.

-NA CARTA SINÓTICA (CARTA NAUTICA QUE MOSTRA AS LINHAS ISOBÁRICAS E OS VENTOS SOBRE A CARTA NÁUTICA. CUIDADO QUANDO EXISTE MENOR ESPAÇO ENTRE AS ISÓBARAS, ISSO QUER DIZER MAIOR INTENSIDADE DOS VENTOS
-ISÓBARAS RETILÍNEAS EXTENSAS, PARALELAS E POUCO ESPAÇADAS GERAM GRANDES CORREDORES DE FORTES VENTOS, PODENDO FORMAR ÁREAS GERADORES DE ONDAS GRANDES E FORTES, GERANDO PERIGOSAS RESSACAS -> PROCURE ABRIGO SEMPRE. -> NUNCA VÁ "TESTAR" SEU BARCO. NO MAR 1 ERRO PODE SER FATAL. NO MAR NÃO ESPAÇO PARA ERROS E SE ARRISCAR.
-NO MAR = SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR -> NÃO SAIA PARA O MAR EM TEMPO RUIM
-AFASTE-SE DE GRANDES CUMULONIMBUS DE DESENVOLVIMENTO VERTICAL, PRODUZINDO INTENSAS RAJADAS DE VENTOS FORTES E CHUVAS, QUE COSTUMAM DURAR MENOS DE 50 MIN (PIRAJÁS) -> FUJA. SE ESTIVER VINDO E NÃO DER PARA FUGIR, RIZE AS VELAS E SE PREPARE (FECHE TUDO, AMARRE TUDO, CRIANÇAS PARA DENTRO) E SE FOR FUNDEAR = 9X PROFUNDIDADE, EM BAÍAS BEM ABRIGADAS, DE PREFERÊNCIA EM POITA OU COM 2 ÂNCORAS.

-FICAR ATENTO À DIREÇÃO DO VENTO QUE VAI ENTRAR.
-EX: VC TEM UMA ILHA NA POLINÉSIA FRANCESA, COM 2 BAÍAS PRINCIPAIS PARA SE FUNDEAR. ESTÁ VINDO UMA TEMPESTADE DE VENTO SUL (OU SEJA, VEM DO SUL, SOPRANDO PARA O NORTE). MAS UMA BAÍA É NO NORTE DA ILHA (SÓ RECEBE VENTO SE O VENTO VIER DO NORTE. E A OUTRA BAÍA FICA NO SUL DA ILHA, COM A BOCA DA BAÍA EXATAMENTE ABERTA PARA OS VENTOS DO SUL. O CERTO É VC SE ABRIGAR DO OUTRO LADO DA ILHA, NA BAÍA QUE TEM A BOCA VOLTADA PARA OS VENTOS DO NORTE.


5) RAIO DE GIRO (PERIGOS E VIZINHOS)
-SE VC SOLTAR MUITO FILAME DE AMARRA SEU RAIO DE GIRO VAI SER TÃO LONGO QUE VAI ACABAR BATENDO NAS PEDRAS ou EM BARCOS VIZINHOS AO GIRAR(PELA AÇÃO DA MUDANÇA DE DIREÇÃO DA CORRENTEZA OU VENTOS)



6) TIPO DO FUNDO

-OUTRA QUESTÃO É A "TENÇA" (SE É BOA DA ÂNCORA SE ENFIAR NO FUNDO E UNHAR BEM, MANTER O BARCO PARADO, BEM ANCORADO)
-PREFIRA FUNDEAR COM O MATERIAL DO FUNDO QUE TENHA BOA "TENÇA" (MATERIAL MELHOR DA ÂNCORA FICAR FIRME, SEM DERRAPAR, SEM "GARRAR")
-O FUNDO DE BOA TENÇA PERMITE O PLENO PODER DE "UNHAR" DA ÂNCORA.

-TIPOS DE FUNDOS:
-EXISTEM FUNDOS QUE "UNHAM" MELHOR (EX: LAMA, AREIA E LAMA, ARGILA, AREIA E ARGILA).
-AS ÂNCORAS "UNHAM" COM MAIS DIFICULDADE EM AREIA DURA, CASCALHO OU SEIXOS (FUNDOS DE PIOR TENÇA).
-EM FUNDO DE PEDRAS NÃO É RECOMENDADO, VOCÊ PODE PERDER O FERRO AO ELE ENTOCAR (SE PRENDER NUMA LOCA).



TIPO DE FUNDO:
BOA TENÇA
LAMA
AREIA
ARGILA ou Areia-Argila
TENÇA RUIM, MAIS DIFÍCIL
AREIA DURA
CASCALHO
SEIXOS
NÃO RECOMENDADO

PEDRAS
CABO SUBMARINO
LOCAL C/ NAUFRÁGIO

-PARA PASSEIOS, CRUZEIROS, SEMPRE TENHA À BORDO 2 ÂNCORAS DE TIPOS DIFERENTES, PARA NO CASO DE PERDER ALGUMA OU ESTAR EM ALGUM LUGAR DE FORTE CORRENTEZA COM VARIAÇÃO DE SENTIDO DESTA E SEJA NECESSÁRIO USAR 2 ÂNCORAS

7) MARÉ
-PARA UM CATAMARAN PRAIA 30 MARÉ NÃO É PROBLEMA, POIS ELE TEM MINIQUILHAS DE FIBRA MACIÇA E REFORÇADA, FEITO PARA O BARCO "ESTACIONAR" NA AREIA DA PRAIA.
-ASSIM, NUM LUGAR QUE TEM GRANDE AMPLITUDE DE MARÉ, UM PRAIA 30 PODE FICAR NO SECO, ENCALHADO, SEM PROBLEMAS, FICANDO APOIADO SOBRE AS QUILHAS, SEM NENHUM PROBLEMA.
-MAS NEM TODO CATAMARAN É ASSIM. ALGUNS POSSUEM BOLINAS MÓVEIS, OUTROS COM BOLINAS FIXAS COMO SE FOSSEM QUILHAS, OUTROS FUNDOS DE MADEIRA COM EPÓXI EM STRIP-PLANKING EM CONSTRUÇÃO ARTESANAL, É ARRISCADO FICAR DEITANDO O PESO DO BARCO SOBRE ESSE TIPO DE MATERIAL, PODE LESIONAR A ESTRUTURA
-MONOCASCO ENTÃO, NEM SE FALA. ENCALHAR NA AREIA PODE SER O FIM DO VELEIRO, LESIONANDO A QUILHA E O COSTADO, ALÉM DO GRAVE DESCONFORTO À QUEM ESTÁ À BORDO PELA GRANDE INCLINAÇÃO, ALÉM DO INTERIOR DO BARCO FICAR EXPOSTO À ALAGAMENTOS QUANDO A MARÉ ESTIVER SUBINDO
-OUTRO PROBLEMA É A HORA QUE VC QUER SAIR E A MARÉ
-OS CATAMARANS DA PRAIA, COMO O PRAIA 30, POSSUEM CALADO DE MENOS DE 70 CM, ASSIM QUALQUER ÁGUA NA CINTURA VC PODE ESTAR NAVEGANDO NUMA BOA (O QUE É ÓTIMO PARA EXPLORAR LAGOAS RASAS, BAÍAS NÃO DRAGADAS)
-MAS À DEPENDER DA MARÉ, VC PODE FICAR PRESO NA LAMA, PERDENDO SEU SÁBADO ESPERANDO HORAS E HORAS A MARÉ ENCHER PARA SAIR
-POR ISSO VC DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A PROFUNDIDADE QUE VC ESTÁ, A AMPLITUDE DA MARÉ, SEUS PLANOS DE SAÍDA NO OUTRO DIA
-ASSIM, INDEPENDENTE DO SEU CATAMARAN PODER AGUENTAR FICAR NA AREIA (OU LAMA) SEM PROBLEMAS NA ESTRUTURA DO BARCO, VC PODE ACABAR PERDENDO O HORÁRIO IDEAL DE SAÍDA SE A MARÉ NÃO ESTIVER CHEIA. ASSIM, O IDEAL É SEMPRE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A AMPLITUDE DA MARÉ NO LOCAL, SUA PROFUNDIDADE, PARA CALCULAR QUANTO FICARÁ DE PROFUNDIDADE ABAIXO DO CASCO.
-AFINAL, BOM MESMO É SEMPRE ESTAR PRONTO PARA SAIR (PODEM SURGIR IMPREVISTOS)

*O QUE FAZER PARA NÃO PERDER A ÂNCORA:
-USE BOA QUANTIDADE DE CORRENTE (PARA NADA CORTANTE NO FUNDO CORTAR O NYLON DA SUA AMARRA)
-NÃO FUNDEIE EM MEIO ÀS PEDRAS
-USE SEMPRE BÓIA DE ARINQUE:
A BÓIA DE ARINQUE É UMA BÓIA LIGADA À UM CABO UM PRESO À CRUZ DO FERRO (LOCAL ONDE SE VC PUXAR O FERRO SAI FÁCIL DO FUNDO).
A VANTAGEM É MOSTRAR ONDE O FERRO ESTÁ E FACILITAR SUA RETIRADA. NA MAIORIA DAS VEZES QUE O FERRO FICA PRESO O CABO DO ARINQUE CONSEGUE SOLTAR O FERRO DO FUNDO.
IMPORTANTE É SEMPRE DEIXAR O COMPRIMENTO DO CABO DA BÓIA DE ARINQUE SER UM POUCO A MAIS QUE A PROFUNDIDADE DO LUGAR (COMO AINDA PODE TER MARÉS, DEIXA-SE 1,3 A 1,5 X PROFUNDIDADE).

8) FISCALIZAR
OPÇÕES E DICAS:
-VC PODE MARCAR UM ALARME NO GPS (existe função para isso) QUE SE O BARCO SE DESLOCAR DO LOCAL DE FUNDEIO O GPS TOCA O ALARME
-MARQUE UMA REFERÊNCIA DE ALINHAMENTO E FIQUE VIGIANDO DE VEZ EM QUANDO ESSE ALINHAMENTO (OU DA AREIA OLHANDO SEU BARCO), OU DE DENTRO DO BARCO.
-E EM TERRA NÃO FIQUE FALANDO QUE VC SAIU DO BARCO E O BARCO ESTÁ SOZINHO, DANDO DICA P/ LADRÃO.
-NEM COLOQUE O NOME DO BARCO ESCRITO NO BOTE INFLÁVEL, PARA NÃO DIZER QUE TODO MUNDO ESTÁ NA AREIA. CONVIDANDO O LADRÃO A IR PARA O BARCO.

9) PLANEJAMENTO:
-ESTUDAR É ÓTIMO.
-AJUDA A PREVINIR ACIDENTES, ANALISANDO TODOS OS PASSOS, AS CARACTERÍSTICAS, PARA IMPEDIR QUE OCORRA ALGO ERRADO OU MINIMIZAR CASO OCORRA.
-OUTRA COISA IMPORTANTE DO PLANEJAMENTO É FICAR ATENTO AO PIOR QUANDO OS FATORES SUGEREM ALTO RISCO DE DAR MERDA.
-SE AO PLANEJAR, VC IDENTIFICOU QUE NÃO TEVE JEITO E ALGO ESTÁ RUIM. EX: O TEMPO RUIM, OU A QUANTIDADE DA AMARRA FOI CURTA, ETC.  OU SEJA, AS CONDIÇÕES  FOI PEQUENA, OU O FUNDO TEM TENÇA RUIM, ÂNCORA RUIM, ETC.
-ASSIM, VC NÃO VAI DEIXAR TODO MUNDO DORMIR AO MESMO TEMPO. VC VAI DIVIDIR TURNOS DE VIGILÂNCIA, COM PONTOS DE REFERÊNCIA.

Para ampliar seu conhecimento eu recomendo: https://hotm.art/isfRfXJ





REFERÊNCIA:
-"VELEJANDO DOS 8 AOS 80" de GERALDO LUIZ DE MIRANDA DE BARROS - TERCEIRA EDIÇÃO.
-"CAPITÃO AMADOR - NAVEGAÇÃO SEGURA EM CRUZEIROS DE ALTO-MAR" de JAIME ROBERTO DA COSTA FELIPE - TERCEIRA EDIÇÃO.
*SEM DÚVIDA, DOIS LIVROS QUE TODOS QUE SE FAZEM AO MAR DEVEM TER.
-outras fontes: textos diversos na internet.

32 comentários:

  1. Boa tarde! Gostaria de saber qual ancora poderia usar em um bote...

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  2. ótimo documentário tiraram todas as duvidas obrigado.

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  3. parabéns , linguagem fácil e bem explicativo , adorei ter liso! obrigado

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  4. Muito bom artigo! Completíssimo! Mostra os conceitos teóricos, necessários ao embasamento técnico e os comprova com fatos práticos. Aborda tudo o que e necessário!! Parabéns.
    Passarei a acompanhá-lo, Flavio. Certamente haverá novas contribuições úteis.

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  5. Gostei...objetivo e fácil entendimento...é bom saber que tem pessoas que compartinham seus conhecimentos...comecei a ler por acaso..quando notei que acabou, li tudo...e ja era 03:00 da madrugada..rs..texto me envolveu.. Parabéns....

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  6. Sexta-feira, perdi uma âncora na baía. Agora li nesse blog; ASSIM, SEGUE O DITADO SOBRE ÂNCORAS: "QUEM TEM 2 TEM UMA. QUEM TEM 1 TEM NENHUMA".

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  7. Falou tudo usando uma linguagem simples .Parabéns excelente texto




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  8. Ótimo artigo, Flávio! Parabéns!!

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  9. Parabéns pelo seu artigo. Muito claro e direto.
    Passarei a seguir suas dicas.
    Possui orientações para utilizar 2 ancoras na mesma corrente? É possível? Fixa melhor a 1a.ancora?

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  10. adorei a matéria, de como usar a âncora de maneira correta! Vou levar esse aprendizado do post para o meu barco

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  11. FLAVIO, PARABENS. O CONTEUDO ATENDEU MINHAS EXPECTATIVAS, FOI CLARO E ORGANIZADO. A DUVIDA QUE TINHA FOI ESCLARECIDA.
    OBRIGADO.

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  12. Muito bom o esclarecimento parabéns

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  13. Este artigo foi uma riqueza, a ênfase na prevenção, segurança e a orientação para aperfeiçoar o conhecimento se quiser navegar preservando a integridade da embarcação, tripulantes foi extremamente estimulante. Parabéns

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  14. Parabéns, artigo muito bom , tirou todas as minhas dúvidas.

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  15. Sem duvida que o artigo é bom mas, por amor de deus porquê a escrita toda em maiúsculas? Que parvoíce. Não faz sentido nenhum.

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  16. Sem duvida que o artigo é bom mas, por amor de deus porquê a escrita toda em maiúsculas? Que parvoíce. Não faz sentido nenhum.

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  17. Excelente explicação, nunca e tarde para se apender mais, parabens.

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  18. Vivvendo e aprendendo, cada vez mais, isso e bom.

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  19. Parabéns, ótimo trabalho, muito útil para todos os interessados.

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  20. tenho barco desde os 17 anos .Hoje com 80 aprendi bastante . Excelente trabalho. vivendo e aprendendo

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  21. Schow, to fazendo catamaran 12 metros e tava decidido comprar ancoras bruce, tava, valeu mesmo.

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  22. Matéria de bons conselhos e alertas para navegação segura!

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  23. Fantástico Flávio, verdadeiramente conciso e direto vai aí parabéns e homenagem!

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