Teste - Mensagens subliminares. Veja se você reconhece mensagens subliminares
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2010
Assolan....(ao contrário lê-se "nalossa", que quer dizer "na louça"...)
Quando escutei essa palavra percebi que havia algo errado...Uma mensagem subliminar sutil está diante de nossos olhos mas é imperceptivel. Essa jogada do nome é genial...Faz com que o nosso cerebro dê mais atenção ao produto do que o normal...Prestem atenção...
QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2010
Sabendo um pouco mais sobre mensagens subliminares
A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficaram gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política. O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epilético por causa do desenho Pokemón. A animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária.
Nesta propaganda a coca cola deixa explicito que seu produto "agrada" os mais diferentes tipos de pessoas ...ou seja ela é feita para todos ....todos devem beber coca cola...Viver o lado coca cola da vida !!!
A persuasão está embutida em quase todo tipo de propraganda,e pode estar desde a mais simples frase acompanhada de uma imagem , ou , na prória imagem(neste caso a persuasão gira em torno do trocadilho com a palavra "redondo").
Devemos ficar em alerta pois na maioria das vezes esses produtos se apresentam como as soluções de nossos problemas (pois isso faz parte da persuasão)mas na realidade nao são,só estão querendo difundir sua marca cada vez mais e mais.
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2010
A persuasão e a propaganda - Mensagens Sublinhares.
No nosso cotidiano nós nos deparamos o tempo todo com situações que tentam nos persuadir sobre algo. Isto está mais fortemente presente na publicidade e propaganda que nos cerca.
São anúncios que clamam pela compra e gasto de dinheiro,pessoas ricas e bem- sucedidas que estão fazendo uso do produto comercializado na propaganda. Mas existe um recurso na propaganda que é altamente persuasivo : as mensagens sublinhares. Elas nos induzem a algo de uma forma oculta, atuando em nosso subconsciente.
grandes empresas como a Coca-Cola e a Bhrama utilizam mensagens sublinhares para vender seus produtos.Seja um jogo de cores, seja um mero objeto que aparentemente está fora do lugar. São elementos mínimos que nos manipulam e nos induzem a uma única coisa: COMPRAR!!!!Muitas vezes foram divulgadas pesquisas que constavam que a venda de determinada mercadoria aumentou devido ao uso de mensagens sublinhares nos anúncios.Não é por acaso que as letras do informe Coca-Cola são escritas com aquele formato. E as cores vibrantes da MC'Donalds não são por mera coicidência: elas induzem-nos a comer e consumir os deliciosos produtos da marca."
Muitas vezes as mensagens sublinhares estão presentes também em desenhos animados e CD's infantis, induzindo as crianças a maus pensamentos. Quantas vezes já não ouvimos falar de discos da Xuxa que se tocados ao contrário revelam mensagens satânicas? Ou até mesmo desenhos animados que durante sua exibição contém partes que incitam a sexualidade precoce, com pessoas nuas ou em situações insinuantes?
Todos esses detalhes compõem o quadro mais comum de mensagens sublinhares.É claro que algumas delas nem mesmo temos conhecimento, mas vale a pena analisar a criatividade dos publicitáris envolvidos em tais criações. Quem sabe não descobrimos que estamos sendo persuadidos neste momento?
São anúncios que clamam pela compra e gasto de dinheiro,pessoas ricas e bem- sucedidas que estão fazendo uso do produto comercializado na propaganda. Mas existe um recurso na propaganda que é altamente persuasivo : as mensagens sublinhares. Elas nos induzem a algo de uma forma oculta, atuando em nosso subconsciente.
grandes empresas como a Coca-Cola e a Bhrama utilizam mensagens sublinhares para vender seus produtos.Seja um jogo de cores, seja um mero objeto que aparentemente está fora do lugar. São elementos mínimos que nos manipulam e nos induzem a uma única coisa: COMPRAR!!!!Muitas vezes foram divulgadas pesquisas que constavam que a venda de determinada mercadoria aumentou devido ao uso de mensagens sublinhares nos anúncios.Não é por acaso que as letras do informe Coca-Cola são escritas com aquele formato. E as cores vibrantes da MC'Donalds não são por mera coicidência: elas induzem-nos a comer e consumir os deliciosos produtos da marca."
Muitas vezes as mensagens sublinhares estão presentes também em desenhos animados e CD's infantis, induzindo as crianças a maus pensamentos. Quantas vezes já não ouvimos falar de discos da Xuxa que se tocados ao contrário revelam mensagens satânicas? Ou até mesmo desenhos animados que durante sua exibição contém partes que incitam a sexualidade precoce, com pessoas nuas ou em situações insinuantes?
Todos esses detalhes compõem o quadro mais comum de mensagens sublinhares.É claro que algumas delas nem mesmo temos conhecimento, mas vale a pena analisar a criatividade dos publicitáris envolvidos em tais criações. Quem sabe não descobrimos que estamos sendo persuadidos neste momento?
Saiba mais: Mensagens subliminares
Primeiro devemos saber diferenciar mensagem subliminar de Ilusão de óptica.
Embora a mensagem subliminar seja um tipo de ilusão de óptica, a real diferença entre as duas esta no seu propósito.
Ao contrário de Ilusões de óptica que procuram enganar nosso sistema visual, mensagem subliminares procuram passar uma mensagem no nosso inconsciente. Sendo assim mais fácil nos influenciar.
Exemplo de Ilusão de Óptica:
Notem que a variedade de cores em círculos nos deixa confuso além de parecer estar em movimento.
O único propósito dessa imagem e outras é só enganar nossa visão
Porem o propósito de mensagens subliminares é bem mais sombrio. Para começarmos a entender precisamos saber, por que tem pessoas que querem nos influenciar?
A resposta é pelo dinheiro, na maioria das vezes mensagens subliminares são difundidas numa forma de se gerar consumismo.
Por exemplo mensagens sexuais já foram muito usada em propagandas.
Deve estar se perguntando por que?
A resposta esta outra vez em dinheiro, como já foi dito não percebemos mensagens subliminares em nosso consciente, porem percebemos no inconsciente. Porem a intenção deles não é que todos façam sexo, e sim que associarmos bem-estar a aquele produto.
Abaixo um vídeo já antigo que mostra em um programa de culinária Americano, uma mensagem subliminar do Mc Donald's:
A intenção de quem botou essa mensagem subliminar, seria supostamente gerar um desejo por lanches do Mac Donald
Vale ressaltar que ainda estão sendo estudados os efeitos dessas mensagens em nossa mente
Essa mensagem foi divulgada em um comercial relativamente antigo da pepsi, onde se congelarmos a imagem no momento em que o refrigerante sobe ao alto é possível ver uma pessoa chutando uma bola. Talvez essa imagem possa ter ajudado a gerar o consumo por pessoas que gostam de futebol.
Bom, essa é de novo do nosso conhecido amigo MCDonald's. Notem que em um emoticom do msn aparece um M, do mesmo formato que a marca MCD usa.
Essa foi feita em 1995 pela coca - cola na Austrália, supostamente depois seria descoberto que aquilo havia sido uma brincadeirinha
do desenhista ( ou será que foi além de uma brincadeira?)
Essa próxima imagem foi divulgada em um comercial da cerveja Antartica onde aparece uma mulher nua quando está sendo despejado a cerveja, dizem que há um homem atrás da mulher, ambas imagens poderiam ajudar a vender.
Embora a mensagem subliminar seja um tipo de ilusão de óptica, a real diferença entre as duas esta no seu propósito.
Ao contrário de Ilusões de óptica que procuram enganar nosso sistema visual, mensagem subliminares procuram passar uma mensagem no nosso inconsciente. Sendo assim mais fácil nos influenciar.
Exemplo de Ilusão de Óptica:
Notem que a variedade de cores em círculos nos deixa confuso além de parecer estar em movimento.
O único propósito dessa imagem e outras é só enganar nossa visão
Porem o propósito de mensagens subliminares é bem mais sombrio. Para começarmos a entender precisamos saber, por que tem pessoas que querem nos influenciar?
A resposta é pelo dinheiro, na maioria das vezes mensagens subliminares são difundidas numa forma de se gerar consumismo.
Por exemplo mensagens sexuais já foram muito usada em propagandas.
Deve estar se perguntando por que?
A resposta esta outra vez em dinheiro, como já foi dito não percebemos mensagens subliminares em nosso consciente, porem percebemos no inconsciente. Porem a intenção deles não é que todos façam sexo, e sim que associarmos bem-estar a aquele produto.
Abaixo um vídeo já antigo que mostra em um programa de culinária Americano, uma mensagem subliminar do Mc Donald's:
A intenção de quem botou essa mensagem subliminar, seria supostamente gerar um desejo por lanches do Mac Donald
Vale ressaltar que ainda estão sendo estudados os efeitos dessas mensagens em nossa mente
Essa mensagem foi divulgada em um comercial relativamente antigo da pepsi, onde se congelarmos a imagem no momento em que o refrigerante sobe ao alto é possível ver uma pessoa chutando uma bola. Talvez essa imagem possa ter ajudado a gerar o consumo por pessoas que gostam de futebol.
Bom, essa é de novo do nosso conhecido amigo MCDonald's. Notem que em um emoticom do msn aparece um M, do mesmo formato que a marca MCD usa.
Essa foi feita em 1995 pela coca - cola na Austrália, supostamente depois seria descoberto que aquilo havia sido uma brincadeirinha
do desenhista ( ou será que foi além de uma brincadeira?)
Essa próxima imagem foi divulgada em um comercial da cerveja Antartica onde aparece uma mulher nua quando está sendo despejado a cerveja, dizem que há um homem atrás da mulher, ambas imagens poderiam ajudar a vender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário